19.11.13

O código Da Vinci

Olá!
Devem estar se perguntando o por quê de eu estar fazendo uma resenha de um filme que já foi lançado, mas eu estou fazendo a resenha do livro. Como eu fiz a resenha de "Fortaleza Digital", que também é do tio Dan, eu decidi postar essa resenha aqui.


O livro fala sobre uma sociedade secreta, o Priorado de Sião. Muitas pessoas "importantes" de um status elevado já participaram de tal sociedade. Do que se trata tal sociedade? Todos conhecemos a cena da "Santa Ceia". O priorado, protege o cálice de Cristo.
O que desencadeia os fatos no livro, é a morte do Grão-Mestre do priorado. Robert Langdon é suspeito do assassinato e a agente criptográfica Sophie Neveu o ajuda a fugir. O Grão-Mestre do priorado, nada mais era que o avô de Sophie, e ele deixou uma mensagem, para que ela com a ajuda de Robert descobrissem o segredo do priorado. Não com o intuito de revelá-lo (o que seria decisão deles) mas para que o conhecimento fosse passado a diante.
A minha primeira crítica negativa, é para o filme, não o livro. Eu sou uma pessoa que se importa MUITO com a caracterização da personagem, quando um livro vira filme e, ah, isso não acontece bem com o filme. Robert é descrito por uma beleza sensual e intelectual, mesmo com sua idade. E em minha opinião, não foi bem assim no filme...


Não que o ator não seja belo nem bom, mas não era bem isso que eu esperava. Assim como aconteceu com Sophie, só que de uma forma mais grave, já que Sophie era descrita como "ruiva (não muito, mas era) e de olhos verdes" e a adaptação para o cinema também não foi bem assim.


Foi uma ótima leitura, do começo ao fim. Tudo foi bem explicado e detalhado pelo autor. Algumas pessoas me perguntaram se o "tempo" do livro não dificultou a leitura ou deixou o livro confuso, mas, muito pelo contrário, ajudou, porque me prendeu mais ao livro. É um livro complicado de se entender, mas não pela falta de detalhes, mas por você tentar o tempo todo identificar o "vilão" e se confundir. Eu, tive 3 suspeitos ao longo do livro. Acho que por um momento, suspeitei até do Papa. O Mestre (no caso, o "vilão") só é revelado nas páginas finais do livro. Mais uma coisa que te prende a leitura.
Uma dificuldade que pode surgir durante a leitura desse livro, é identificar os lugares. Eu não tive muita dificuldade com isso, já que além de "conhecer" bem a França e principalmente a Inglaterra, estudei recentemente os dois países e isso ajuda muito. Mas acho que qualquer dificuldade com a identificação dos lugares pode ser resolvida pelo Google.
Foi um livro que me ajudou muito a abrir a mente. Eu sou católica praticante, e percebi alguns fatos que te fazem duvidar um pouco do escrito na Bíblia. Não que eu esteja dizendo que não acredito mais no que está na Bíblia, mas é realmente o que foi apresentado no livro: Quem nos garante que tudo que está escrito lá é verídico ?
É um livro que apresenta muitas "estratégias", e, parabéns para Dan Brown por essa excelente obra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©